Skip to content

As 10 raças de cachorros mais inteligentes

cachorros mais inteligentes

Seu cachorro alguma vez o surpreende com sua capacidade de entender comandos? Para aprender novos truques rapidamente? Os especialistas medem a inteligência em cães de algumas maneiras, e as raças de cães inteligentes podem surpreendê-lo. 

Se seu cão não entrou na lista dos dez primeiros, mas você está convencido de seu intelecto superior, não se desespere – pesquisas mostram que a maioria dos cães é muito mais inteligente do que acreditamos.

Os dez principais “Einsteins caninos” abaixo compartilham duas qualidades: a habilidade de aprender novos comandos rapidamente e a obediência para executá-los 95% das vezes ou melhor. 

Embora nem todos os cães se enquadrem nessa lista, pesquisas recentes, como a do  Dr. Brian Hare, mostram que a  maioria dos cães é muito mais inteligente do que jamais imaginamos.

Para referência rápida, aqui estão as 10 raças de cães mais inteligentes, conforme relatado no livro inovador do Dr. Stanley Coren, “The Intelligence of Dogs“. Algumas dessas raças são mais reconhecidas como cães de guarda, de trabalho, de terapia e até cães policiais.

  1. Border Collie;
  2. Poodle;
  3. Pastor alemão;
  4. Retriever dourado;
  5. Doberman Pinscher;
  6. Cão pastor shetland;
  7. Labrador retriever;
  8. Papillon;
  9. Rottweiler;
  10. Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano).

Vamos conhecer esses gênios do mundo dos cães, quer dizer, as raças de cachorros mais inteligentes!

1. Border Collie

cachorros mais inteligentes

Nenhuma lista das raças de cachorros mais inteligentes estaria completa sem uma menção a este belo cão. Originalmente conhecido como o “cão pastor escocês”, o border collie vem da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia.

Criados para pensar independentemente e a longas distâncias dos pastores humanos, eles têm inteligência para resolver problemas e forte impulso de trabalho para manter o controle do rebanho. Chaser, a cadela que conhece 1.022 brinquedos pelo nome, é um exemplo incrível da inteligência de sua raça.

2. Poodle

Mais do que apenas um corte de cabelo de fofo, os poodles  constantemente caem na lista das raças de cães inteligentes. Este cão inteligente foi originalmente criado na Alemanha para caça de pássaros e coleta de água.

Sua história inclui muitas ocupações e locais, desde pastorear ovelhas até cruzar o campo de batalha para levar suprimentos aos feridos para as artes cênicas. Esses cães de caça são notáveis ​​por sua natureza amorosa, inteligência treinável e senso de humor. O poodle normal, em miniatura e o poodle toy são todos cães altamente atléticos, inteligentes e treináveis.

3. Pastor Alemão

cachorros mais inteligentes

O pastor alemão foi padronizado pelo criador Capitão Max von Stephanitz em 1889 com o objetivo de “utilidade e inteligência”. O moderno cão pastor alemão é conhecido por sua capacidade de aprender comandos para muitas tarefas diferentes – uma das razões por que esses amados cães têm uma inteligência tão alta.

Conhecidos por sua capacidade atlética, lealdade e confiança, os pastores alemães podem ser cães de família maravilhosos, bem como pastores habilidosos, caninos militares e cães-guia. Não é à toa que está na lista das raças de cachorros mais inteligentes!

4. Golden Retriever

Originária da Escócia, esta popular raça de cães foi criada em 1865 a partir de um filhote amarelo solitário em uma ninhada de retrievers pretos de pelo ondulado, cruzados com um spaniel de água local por  Lord Tweedmouth de Guisachan.

Este lindo e amigável cão ainda se destaca em recuperação, agilidade e obediência e como  cães de serviço. Mas seu trabalho favorito é ser o animal de estimação da família. Os americanos amam esta raça de cachorro porque eles são altamente treináveis ​​e têm uma personalidade amorosa.

5. Doberman Pinscher

O Doberman pinscher foi originalmente criado por um coletor de impostos alemão para proteção em suas rodadas. Na Segunda Guerra Mundial, eles foram treinados  para proteger as tropas adormecidas, conduzir os soldados pela selva e dar avisos se houvesse inimigos escondidos por perto.

Os dobermans modernos são muito menos agressivos e são cães de família maravilhosos que adoram brincar. De constituição musculosa, eles são conhecidos por sua lealdade e destemor e são um dos cães de guarda mais reconhecidos.

6. Shetland Sheepdog

cachorros mais inteligentes

O cão pastor Shetland pode parecer um collie em miniatura, mas começou como uma variante local do cão pastor islandês encontrado nas ilhas Shetland. Esses cães pequenos foram cruzados com collies ásperos para criar esta raça única.

Brincalhão e enérgico, o sheltie está igualmente em casa trabalhando na fazenda ou nos subúrbios, exibindo agilidade e obediência. Esses cães são bem conhecidos por sua inteligência e habilidade de pastoreio, mas também são bons cães de guarda, pois latem e desconfiam de estranhos.

7. Labrador Retriever

A  raça de cachorro mais popular nos Estados Unidos, o labrador retriever tem esse nome devido às águas frias de Newfoundland, onde foram criados pela primeira vez. Uma pelagem curta e grossa, pés palmados e uma cauda pesada ajudam este cão inteligente a nadar longas distâncias em água fria.

Além de suas proezas de caça, os labradores são os favoritos para resgate canino na água, trabalho de terapia e treinamento de cães de assistência. Os labradores se destacam no esporte canino de pular na doca.

8. Papillon

O Papillon tem esse nome devido às suas graciosas orelhas emplumadas. O retrato real mostra pequenos spaniels semelhantes ao Papillon, já no século 16! 

Esta “raça de brinquedo” é ativa, atlética e sociável – a mais inteligente das raças de cachorro pequeno. Os Papillons são vencedores frequentes em competições de agilidade e têm a reputação de serem altamente treináveis, mesmo por proprietários menos experientes.

9. Rottweiler

Pastores de gado, puxadores de carroças e guardiões da Roma Antiga, rottweilers são famosos pela gentileza com a família e amigos, e pela força e bravura em defendê-los. Esses cães podem ser bastante bobos e brincalhões, apesar de seu tamanho. Além disso, integra a lista de raças de cachorros mais inteligentes.

Eles foram uma das primeiras raças usadas como cães-guia e ainda são usados ​​em algumas missões de busca e resgate. O treinamento completo e a socialização são uma necessidade absoluta para que os filhotes se tornem cidadãos caninos sólidos.

10. Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Há uma razão pela qual as pessoas se dedicam a esta raça: esses lindos cães são um cruzamento único de pastores azuis merle (importados da Inglaterra) e do dingo australiano nativo. Com muita energia e trabalho árduo, esses cães inteligentes prosperam em uma casa ativa, praticando esportes intensivos como agilidade, obediência de rali, provas de pastoreio e flyball.

Esses cães são conhecidos por um impulso incrível para o trabalho – tanto que os especialistas recomendam que os donos garantam que seus cães estejam envolvidos no trabalho, nos esportes ou nos exercícios, pois podem ser travessos. Eles são famosos por sua inteligência e até mesmo são conhecidos por enganar seus proprietários ocasionalmente!

E então, supreendeu-se com as raças de cachorros mais inteligentes? Conta pra gente nos comentários!