Skip to content

Benefícios da Alimentação Natural para cães

Alimentação natural para cães

Aqui no Tudo de Cachorro, fazemos avaliações de produtos para cães e também de rações, como você já deve ter visto. Reiteramos que existem boas rações no mercado, mas recentemente, meu Pug fez a transição para a Alimentação Natural após alguns problemas com alergias e otite.

A experiência tem sido tão boa – apesar de ainda ter pouco tempo – que resolvi vir compartilhar com vocês os benefícios da alimentação natural para cães (AN) e como tem sido para o Frederico. Antes de alimentar ele com comida fresca cozida, ele comia ração (Gran Plus) e agora eu estou cozinhando para ele.

A questão é que desde que larguei ração processada e passei a alimentar ele com carnes, vegetais e outros ingredientes ricos em nutrientes, notei algumas mudanças importantes. Continue lendo para descobrir as principais razões pelas quais sou agora uma grande defensora da alimentação natural para cães!

Índice

O que é a alimentação natural para cães?

De acordo com o site Cachorro Verde (a maior e melhor fonte sobre o assunto), trata-se de uma alimentação caseira, balanceada e, no caso da dieta cozida, sem ossos. Ela é elaborada da forma certa e específica para o cão.

É uma ótima alimentação para o cão porque ela:

  • Tem ótimos índices de proteína animal – além de ser de qualidade;
  • Carboidratos não inflamatórios de baixo e moderado índice glicêmicos;
  • Gorduras saudáveis e na medida certa;

Trata-se de uma dieta com ótimos níveis de proteína animal de excelente qualidade, gorduras saudáveis na medida certa, carboidratos não inflamatórios de baixo a moderado índice glicêmico e enriquecida com legumes, verduras e hortaliças. AN cozida é hoje o modelo de dieta mais procurado pelos meus clientes, sendo recomendada por veterinários experientes em nutrição pet há décadas.

Benefícios da alimentação natural para cães

Agora que eu expliquei – brevemente – o que é essa outra maneira de alimentar nossos cães, conheça os benefícios dela, em especial, os que tenho notado no meu cachorro.

Redução da sede excessiva

Os cães que comem ração seca tendem a ficar com sede excessiva e provavelmente precisarão de mais água devido à falta de umidade na comida. Infelizmente, isso é um grande problema para o oeganismo dos nossos cães.

Antes de AN, o Frederico bebia água igual um desesperado. Chegava a incomodar. No fundo, eu sabia que aquilo não poderia ser normal. Inclusive, pensei em levar ele no veterinário para ver se algo estava errado.

Somente após iniciar com a alimentação natural percebi que ele não bebia mais tanta água e, curiosamente, o xixi ficou mais abundante. Como a comida fresca tem mais umidade (cerca de 80% em contraponto aos máximos de 6% a 8% da ração) é natural que eles façam mais xixi sem necessariamente beber o pote inteiro de água o tempo todo.

Mais energia

Como todo Pug, o Frederico é preguiçoso. Se deixar, ele dorme o dia todo. Mas curiosamente, ele está mais esperto e disposto.

Desde a transição para alimentos frescos, ele se tornou outro cachorro. Ele mal pode esperar para acordar, descer as escadas correndo, fazer uma brincadeira e depois “engolir” (literalmente) seu café da manhã.

Acho que não estou surpresa que a alimentação natural tenha lhe dado muito mais energia. Basta pensar nisso: você fica com mais energia depois de comer uma salada verde coberta com salmão grelhado ou um prato de frango frito com um pouco de macarrão com queijo? 

A comida lixo nos deixa inchados, lentos e fatigados. Nossos corpos (e por “nosso” quero dizer tanto humanos quanto caninos) precisam de uma boa nutrição para ficar bem.

Melhor cocô

Os pais de cães não são estranhos ao bom e velho papo do cocô. Na verdade, se você quiser saber o quão saudável seu cão é, preste atenção à frequência, cor, textura e cheiro de seu cocô.

Em geral, os cães alimentados com uma dieta de alimentos frescos produzirão fezes menores porque o alimento está sendo absorvido de forma mais eficaz pelo corpo. 

Por outro lado, se a comida do seu cão estiver cheia de recheios baratos e quantidades excessivas de fibras, ele pode não estar absorvendo os nutrientes de suas refeições adequadamente. Isso resultará em fezes grandes e volumosas.

Eu definitivamente percebi isso com mo Frederico. Depois da transição, as fezes passaram a ficar mais reduzidas, firmes e consistentes. Com a ração, o cocô era duro. Agora é mais “normal”. Inclusive, achei que ficaria com o odor bem ruim, mas até isso surpreendeu e, assim como o hálito dele melhorou, o cheiro ruim das fezes também diminuiu.

Pelo mais brilhante e pele mais saudável

Pouco depois de trocar ração por alimentos frescos, que o pelo do cão fica mais macio devido aos ácidos graxos essenciais presentes nas refeições. Ele agora está recebendo uma boa combinação de ômega 3, 6 e 9! 

mbora ela nunca tenha sofrido sofrido de problemas de pele graves (como coceira intensa, erupções cutâneas e pelagem seca), esses ácidos graxos também ajudam a melhorar a pele. Quanto à otite, ainda não estamos com a AN tempo suficiente para verificar a existência de alergia alimentar – o que o veterinário acredita ser a motivadora de recoorrentes otites.

Peso corporal mais saudável

Com a AN a dieta do cão é balanceada e nutritiva. Com a ajuda (sempre) de um profissional de nutrição canina, é possível adotar a dieta certa para o peso desejado.

No caso do Frederico, que é um Pug e, portanto, muito propenso à obesidade, foi ótimo. Ele atingiu o peso desejado e hoje pode aproveitar as delícias de uma comida que, apesar de parecer em “maior quantidade”, não tem a quantidade de calorias que a ração tem.

Outros benefícios da alimentação natural para cães

De modo geral, os cães são mais felizes, saudáveis ​​e apresentam menor risco de obesidade, diabetes, câncer e muitas outras doenças. Depois de mudar para comida fresca, você pode se sentir confortável sabendo que não há mais:

  • Jogos de adivinhação – você sabe exatamente o que está alimentando seu cão; 
  • Conservantes artificiais;
  • Aditivos desnecessários; 
  • Subprodutos.

Agora que você viu os benefícios da alimentação natural para cães, diz pra gente: você já ouviu falar sobre o assunto? Já pensou em fazer essa transição e oferecer ao seu dog alimentos frescos? Conta pra gente nos comentários!