Skip to content

Vantagens e desvantagens de ter um Cane Corso

Vantagens de ter um Cane Corso

O Cane Corso pode ser ótimo como cão de guarda, mas não é fácil criar e treinar um. Por isso, se você está pensando em ter um, não seria bom conhecer as vantagens e desvantagens de ter um cane corso?

Com certeza ler este texto vai ajudar você a saber se essa é a raça certa pra você. Afinal, é muito interessante ver esse belo cão, com sua pelagem preta e sedosa desfilando com seus donos.

Vamos apresentar as vantagens de ter um Cane Corso, mas também as desvantagem da raça. Assim, você tem a oportunidade de escolher consciente do que ele vai precisar.

Será que você está em condições e disposto para tanto? Espero que este texto ajude você a descobri!

Raça Cane Corso

Esta raça é conhecida por sua potência, agilidade e nível de energia, ideais para atividades rurais, como pastorear bovinos e suínos. 

No entanto, treiná-los pode ser desafiador, porque geralmente são reservados, independentes e, naturalmente, presumem que são o chefe da casa.

O temperamento desta raça pode ser complicado, mas se você souber como treiná-los, eles serão um animal de estimação perfeito para sua família. 

Neste artigo, falamos mais detalhadamente sobre as características da raça: Cane corso: o melhor guia da raça

Vantagens de ter um Cane Corso

As pessoas usavam este cão principalmente para atividades rurais, mas suas características e temperamento o tornam ótimo para famílias urbanas também. 

Seu nível de energia e confiança são duas das maiores razões pelas quais eles são, muitas vezes, preferidos a outros cães mastins.

Aqui estão mais razões pelas quais esta raça pode ser o cão de guarda por excelência ou animal de estimação da família. Ou seja, conheça as vantagens de ter um Cane Corso.

Cane Corsos têm um instinto de proteção

Os Cane Corsos são cães de guarda naturais. Eles instintivamente cuidam de seus donos e são altamente desconfiados de estranhos. Essa é com certeza uma das principais vantagens de ter um Cane Corso.

Leia também:  As 10 raças de cachorros mais inteligentes

Antigamente, as pessoas os usavam principalmente para caçar e guardar propriedades e gado. Pode não ser um comportamento ideal em áreas urbanas, mas o treinamento adequado e a socialização adequada podem minimizar ou controlar seu temperamento.

Sua linhagem de mastins se torna mais evidente à medida que crescem e constroem laços profundos com seus proprietários. 

Eles se tornam territoriais, ferozes, diligentes, assertivos, protetores e confiantes. Todas essas são características que frequentemente procuramos em cães de guarda.

Eles têm atributos físicos bem equilibrados

Mastiffs são raças de cães gigantes, e você pode esperar que Cane Corsos tenha as mesmas características. Eles são cães de ossatura pesada que podem pesar até 50 kg. 

Embora não sejam tão massivos quanto outras raças de mastins, eles ainda carregam muito poder, tornando-os intimidantes para qualquer um – até mesmo para cães grandes.

Se você for criar este cachorro, não será pelo tamanho, mas pelos atributos físicos bem equilibrados. Eles podem ser menores quando comparados a outros mastins, mas ainda são enormes, com força explosiva, capacidade atlética e energia. 

Calmos e tranquilos por dentro, energéticos e atléticos por fora

Os cachorros da raça Cane Corso são brincalhões e ativos, tanto no interior como no exterior. À medida que crescem, ficam relaxados e silenciosos quando estão dentro de casa. 

Mas, embora precisem de grandes espaços, geralmente são mais manejáveis ​​do que outras raças de mastins. 

Eles prosperarão se você fornecer a eles grandes espaços ao ar livre onde podem se exercitar e brincar. Ao contrário de outras raças de mastins que são descontraídas e relaxadas, este cão adora brincar ao ar livre. 

Para uma grande raça, eles são fáceis de cuidar 

Os novatos preferem Cane Corsos porque eles não requerem atenção especial e habilidades para mantê-los limpos e apresentáveis. Além da queda de pelo sazonal, há muito pouca preocupação neste sentido.

Basta escová-los regularmente, minimizar os banhos e dar-lhes uma alimentação adequada, acompanhada de uma dose saudável de ácidos graxos e ômega. Se você puder fazer tudo isso, eles terão uma das pelagens mais bonitas entre as raças de cães gigantes. 

Essa é também uma das vantagens de ter um Cane Corso que mais atrai muitas pessoas que estão pensando em ter um.

Desvantagens de ter um Cane Corso

Claro, eles podem superar a maioria das raças de mastins, mas isso não significa que sejam o cão de guarda perfeito para cada família. Na verdade, algumas das desvantagens de cultivar uma Cane Corso geralmente superam as boas. 

Leia também:  12 raças de cachorros fofos e pequenos

Aqui estão algumas das razões pelas quais esta raça pode não ser boa para você: 

Eles precisam de um regime de exercícios equilibrado

Proprietários novatos que estão criando um Cane Corso pela primeira vez podem ter problemas para encontrar o ponto ideal para seu regime de exercícios. 

Eles precisam do suficiente para mantê-los magros e saudáveis, mas exagerar nos exercícios pode amolecer seus ossos, articulações e ligamentos.

Os adultos têm corpos enormes que precisam ser sustentados pelos ossos, portanto, nunca devem exagerar nos exercícios. 

Some-se a isso o fato de que esta raça pode não se dar bem em ambientes quentes e úmidos. Sim, eles podem sobreviver a um dia quente de verão, mas como tendem a gastar muita energia durante as atividades físicas, estão propensos ao superaquecimento.

É por isso que seu traço energético e atlético, às vezes, se torna uma faca de dois gumes ao tentar controlar sua atividade. É melhor manter seu cão acompanhado quando estiver ao ar livre para evitar brincadeiras excessivas.

Eles precisam de muita socialização e companheirismo constante

Cane Corso é um excelente cão de guarda porque é sempre reservado, cauteloso e desconfiado com estranhos. 

Sem socialização adequada com outras pessoas e animais, eles não desenvolverão uma compreensão sobre se alguém é um cara bom ou não.

Seu cão vai acabar vendo todos como uma ameaça potencial, e você não quer que um cão explosivamente poderoso tenha essa atitude em relação às outras pessoas. 

Outros podem desenvolver uma reação oposta em relação a estranhos – eles temerão a todos, e um cão confiante que teme um estranho pode levar a mordidas defensivas não provocadas.

É por isso que você deve entender a importância da socialização e do treinamento. Pode levar muito tempo e paciência, mas vai te poupar do trabalho de ferir gravemente uma pessoa ou matar outros animais. 

Eles são independentes e têm uma vontade forte, então podem ser difíceis de treinar

Os Cane Corsos são inteligentes e rápidos para aprender o treinamento – eles podem entender e memorizar comandos mais rápido do que outras raças. 

No entanto, eles são mais dominantes do que outros cães e adoram estar no controle. É bom que você possa treiná-los, mas eles não são tão fáceis de treinar quanto as outras raças. Sendo assim, pode ser desafiador ensinar-lhes vários comandos e rotinas.

Leia também:  Cane Corso: o melhor guia da raça!

Antes que você possa ensinar seu cão com eficácia, ele precisa passar por um treinamento de respeito. Isso vai mostrar a ele que você é o chefe e que ele precisa seguir seus comandos. 

Ele ainda pode ter sua independência e domínio, mas apenas quando enfrenta outras pessoas ou animais.

O treinamento de respeito deve ser o suficiente para mantê-lo obediente, mas não é uma tarefa simples. Se você conseguir mostrar ao seu cão que é o chefe, poderá tirar proveito da inteligência dele e ensiná-lo comandos complexos.

Eles fazem sons perturbadores e babam excessivamente

Este cão pode ficar quieto e calmo quando dentro de casa, mas como outros mastins e raças de cães gigantes, eles emitem sons perturbadoramente altos. 

Bufando, grunhindo e roncando, podem ser um problema criá-los em ambientes pequenas. Uma configuração ideal, se você quiser mantê-los dentro de casa, é ter um espaço separado para minimizar os sons que eles fazem. 

A maioria das raças de mastins baba, e os Cane Corsos não são diferentes. Não é tão comum quanto os napolitanos, porém, porque alguns não babam tanto ou nem babam. 

No entanto, você ainda precisa considerar a tendência deles de desenvolver esse hábito à medida que crescem. Se você não gosta que ele babe excessivamente, é melhor reconsiderar as opções que você tem. 

Conclusão

Cane Corso é, sem dúvida, um dos principais competidores na arena dos cães de guarda. Aqui estão algumas das características marcantes que podem torná-los bons para você:

  • Instintos fortes para proteger seus donos e propriedades.
  • Atributos físicos bem equilibrados.
  • Comportamento gerenciável em ambientes internos.
  • Tratamento amigável para iniciantes.

Embora esta raça pertença aos cães de guarda de primeira linha, eles nem sempre são a melhor opção para algumas pessoas devido ao seguinte:

  • Os requisitos de exercícios equilibrados podem ser desafiadores.
  • É uma raça altamente social que precisa de companhia constante.
  • Requer treinamento intensivo para controlar o temperamento forte.
  • Sons perturbadores com possibilidade de salivação excessiva. 

Agora que você conheça as vantagens e desvantagens de ter um Cane Corso, esperamos que tome a melhor decisão e, caso escolha ter um cão desta raça incrível, leia também outros artigos que temos sobre eles: