Skip to content

Por que cachorro come grama?

cachorro come grama

Você já ficou curioso e perguntando-se: porque cachorro come grama? Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas, por isso, vamos desvendar esse mistério aqui no Blog.

Os cães gostam de mastigar a grama, e isso até faz parte da rotina diária de alguns deles. Felizmente, a maioria dos especialistas acredita que não é algo com que você deva se preocupar. 

Mas, vamos lá descobrir por que cachorro come grama? Acompanhe nosso texto!

Afinal, por que cachorro come grama?

O cão moderno, devido em parte da evolução e domesticação, não é mais como seus ancestrais, que comiam suas “presas” inteiramente.

Em vez disso, hoje os cães procuram plantas como fonte alternativa de alimento. 

Mais comumente, a planta é o capim ― já que é o que está mais próximo ―, mas sabe-se que os caninos selvagens comem frutas, bagas e outras matérias vegetais.

Claramente, os cães podem encontrar seus nutrientes em uma ampla variedade de alimentos vegetais, mas isso não explica por que ele geralmente vomita depois de comer grama.

Desconforto estomacal

Um cão procurará um remédio natural quando estiver com algum desconforto abdominal, principalmente com “gases”.

Quando ingerida, a lâmina da grama faz cócegas na garganta e no estômago; essa sensação, por sua vez, pode fazer com que o cachorro vomite, principalmente se a grama for engolida em vez de mastigada.

Embora os cães normalmente não pastem em grandes quantidades como uma vaca, eles podem morder a grama, mastigá-la por um tempo e não vomitar. 

Talvez porque achem a textura da grama palatável, ou apenas porque precisam adicionar um pouco de volume à dieta.

Necessidade Nutricional

Qualquer que seja o motivo, a maioria dos especialistas não vê perigo em deixar o cachorro comer grama. 

De fato, a grama contém nutrientes essenciais que um cão pode desejar, especialmente se estiver em uma dieta comercial. 

Se você notar que seu cachorro come grama ou plantas de casa, convém introduzir ervas naturais ou vegetais cozidos em sua dieta. 

Então, pensando por esse ponto de vista, mastigar grama não é tão ruim assim. 

No entanto, observe um aumento repentino no consumo de grama; pode ser um sinal de uma doença subjacente mais séria que seu cão está tentando tratar por conta própria e que requer assistência veterinária imediata.

Você também pode comprar uma pequena bandeja de grama apenas para o cão ou iniciar uma horta à base de plantas. 

Isso dará a ele uma alternativa para a grama. Além disso, livra-o do risco da ingestão acidental de pesticidas, herbicidas ou produtos químicos que foram usados ​​para tratar o quintal.

Entendeu porque cachorro come grama? Aproveite e compartilhe esta descoberta com seus amigos nas redes sociais!