Skip to content

Como armazenar a ração do cachorro com segurança?

armazenar a ração do cachorro

Como armazenar a ração do seu cachorro corretamente e com segurança? Já se perguntou como fazer isso?

Quando se trata da hora da refeição do seu cão, você enche a tigela dele com ração? Apesar de muitos pais de filhotes mudarem a alimentação de seu amiguinho para uma dieta de alimentos frescos, ainda há muitas pessoas que dependem de ração. 

Eu entendo – comida de cachorro seca pode ser mais acessível e conveniente. Se esse é o seu caso e o seu cachorro se alimenta de uma ração crocante como refeição principal, há algumas dicas importantes de armazenamento a serem consideradas. 

A forma de armazenar a ração, por exemplo, é uma delas e merece muita atenção. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Índice

O cuidado começa na hora de comprar

Muitos artigos que falam da forma correta de armazenar a ração não se atentam a algo importante: os cuidados na hora da compra da mesma.

Existem questões que precisamos verificar, como as que vou mostrar a seguir:

O tamanho do pacote

Sim, é verdade que financeiramente falando “quanto maior o pacote”, menor o preço. Mas você já parou para pensar que quanto maior o pacote, maior também as chances de “dar problemas” como larvas, insetos e outras coisas?

Apesar da economia, às vezes o melhor é comprar a ração que você usará por um mês. Obviamente, faça isso se o seu orçamento permitir. Essa é uma dica que facilita muito manter a integridade da ração, especialmente para quem é mais desligado.

A questão é que às vezes as pequenas economias não valem realmente a pena, porque quanto mais tempo um saco de ração fica aberto, menos nutrientes ele retém. Além disso, quanto mais tempo um saco de ração fica aberto, maiores as chances de contaminantes, como já falei acima.

Data de validade

Verifique a data de vencimento e tente escolher um pacote que tenha a data mais distante. Quanto mais longe do prazo de validade, mais fresco fica o saco de ração (bom, desde que o saco esteja lacrado e totalmente intacto). 

É importante observar: a data de validade só conta para uma bolsa lacrada e intacta. Além do mais, não compre sacos de ração rasgados. Uma vez que o pacote é aberto, a data de validade não é mais exata. 

Assim que você abre o saco, o ar e o oxigênio atingem a ração e o processo de oxidação começa. A oxidação ocorre quando uma cadeia de reações químicas oxida as gorduras e as torna rançosas. 

As gorduras rançosas diminuem a qualidade nutricional da ração, além de tornar o alimento potencialmente tóxico. É por isso que é tão importante armazenar a ração adequadamente. 

Quanto menor a quantidade de oxigênio que chega à ração, mais tempo ela dura.

Os efeitos das gorduras rançosas na ração

Como foi dito,à medida que as gorduras na ração ficam rançosas, o valor nutricional diminui. Se o seu cão continuar a comer esse alimento, sua barriga pode ficar até ficar cheia, mas ele não receberá a nutrição esperada. 

As gorduras rançosas reduzem o conteúdo de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes na ração.

Além disso, o consumo prolongado de gorduras rançosas pode deixar seu cachorro doente. Inclusive, essas gorduras são conhecidos por causar distúrbios gástricos, diarréia, doenças renais e hepáticas e até câncer.

Como saber se o ração está rançosa

Quanto tempo sua ração durará depois que o saco for aberto depende de como você a armazenae da fonte de gordura que ela utiliza. Fontes de carne bovina supostamente duram mais do que frango ou aves. 

As gorduras encontradas no óleo de peixe são muito frágeis e podem se transformar rapidamente. É por isso que muitos especialistas em alimentos para animais de estimação recomendam comprar ração seca sem óleo de peixe ou gorduras ômega-3 já adicionadas. 

Como essas são gorduras saudáveis ​​para nossos filhotes, o melhor a se fazer é adicioná-las na hora das refeições.

Em geral, as gorduras rançosas têm um cheiro distinto. Muitos o descrevem como um odor de plástico. A melhor coisa que você pode fazer é familiarizar-se com o cheiro de uma sacola fresca ao trazê-la para casa, para saber como deve cheirar. 

Também é uma boa ideia inspecionar a ração para ver se há algo que pareça desbotado, mofado ou que você possa considerar anormal. Fique de olho nas fezes do seu cachorro e esteja ciente de que comida estragada pode causar diarreia.

Como armazenar a ração: mantenha no pacote original

O saco original foi projetado especificamente para ajudar a manter a ração fresca pelo maior tempo possível e para protegê-la dos efeitos da umidade e do oxigênio. Os produtos de alta qualidade usam sacos de alta qualidade em suas embalagens.

Nunca deixe um saco de ração aberto ao ar. Role ou dobre a parte superior do saco, enquanto pressiona o máximo de ar que puder. 

Use um clipe para mantê-lo fechado. Lembre-se: ao armazenar a ração, o objetivo é manter o ar e a umidade longe. Cada vez que você abre a bolsa, a quantidade de oxidação aumenta.

Outro benefício de manter ração no pacote original é que ele contém as informações de identificação do fabricante, como códigos UPC, códigos de barras, ingredientes, etc., que você precisará em caso de qualquer problema.

Quer armazenar sua ração em um recipiente de plástico ou lata?

Muitos lugares vendem recipientes de plástico ou lata, anunciando-os como uma ótima maneira de armazenar a ração. Se você quiser usar um desses contêineres, tudo bem. Mas há algumas coisas a considerar: 

  1. Certifique-se de que o contêiner seja um contêiner de grau alimentício hermético.
  2. Não coloque apenas a ração no recipiente. Em vez disso, mantenha a ração em seu saco original e, em seguida, coloque o saco inteiro no contêiner. Porque? Bem, as gorduras da ração podem infiltrar-se nas paredes do recipiente de plástico e contaminar a ração à medida que fica rançosa.
  3. Sempre que mudar para um novo saco de ração, lave e seque bem o recipiente de armazenamento, para o caso de haver algum resíduo de gordura nas paredes. Você não quer correr o risco de contaminar uma nova sacola de comida.

O local ideal para armazenar a ração do seu dog

Guarde a ração em local fresco e seco – de preferência na despensa. Você não vai querer armazenar a ração em lugares como a garagem ou o porão, onde a temperatura e a umidade não são tão controladas.

A ração armazenada em uma garagem ou porão também está mais sujeita à contaminação por roedores.

Como já falei no artigo “Larvas na ração do seu cachorro? Saiba o que fazer!“, a ração deve ser armazenada em local seco, não úmido, ventilado e não quente.

É muito bom colocar o saco original dentro de um balde ou contêiner. Ele deve ter tampa. Como já foi dito, coloque o saco e não a ração dentro.

Você pode também comprar um porta-ração. Você vai encontrar de vários tamanhos. Para o porta-ração vale a mesma dica. Ao retirar a comida para o cachorro, feche bem o pacote com um predendor e tampe o balde.

OFERTA
Furacão Pet Porta Ração Para 20 Kg - Preto
34 Avaliações
Furacão Pet Porta Ração Para 20 Kg - Preto
  • Fabricado em Polipropileno Atóxico
  • Perfeito para Armazenamento da Ração do seu Pet
  • Capacidade para 20kg de ração a Granel e 15kg dentro da embalagem

Fazendo dessa maneira, você vai armazenar a ração do seu amiguinho da forma certa, impedindo que bichos apareçam e, claro, que o alimento estrague ou coisa parecida.

E então, entendeu como armazenar a ração do cachorro de forma correta? Anotou também os cuidados na hora de comprar? Se ficou alguma dúvida, deixe se comentário aí embaixo!