Skip to content

Quanto tempo dura o Bravecto? Confira!

Quanto tempo dura o Bravecto

O Bravecto é um medicamento antipulgas muito conhecido e utilizado para combater pulgas e carrapatos em cães e gatos.

Conhecido por sua eficácia, muitos tutores investem nele para manter seus pets livres desses parasitas. Mas, uma pergunta que gera dúvida pra muita gente é: quanto tempo dura o Bravecto?

Será que ele pode ser utilizado por mais tempo além do que recomenda o fabricante? E quais são os riscos de não respeitar esse tempo?

Neste artigo, além de revelarmos quanto tempo dura o Bravecto, vamos conhecer um pouco mais esse antipulgas que é tão famoso. Acompanhe!

Como o Bravecto age?

Antes de tudo, é importante saber que o Bravecto age por meio de um princípio ativo, que é o fluralaner. Ele pertence a uma nova classe de compostos com ação antiparasitária, as isoxazolinas, que possuem potente ação acaricida e inseticida (fonte).

Quando o animal faz uso do Bravecto, o princípio ativo é absorvido e distribuído de forma muito rápida e sistêmica pela pele e tecidos.

Assim, quando os parasitas se alimentam do sangue do cão, ele ingerem o princípio ativo e morrem, pois o fluralaner inibe partes do sistema nervoso das pulgas e carrapatos, fazendo com que eles tenham hiperexcitação, paralisia e morte.

Ele age contra diversos tipos de pulgas e carrapatos. Os principais são:

  • PulgasCtenocephalides felis e Ctenocephalides canis; e
  • CarrapatosIxodes scapularis, Ixodes holocyclus, Rhipicephalus sanguineus, Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus, Dermacentor reticulatus e Dermacentor variabilis.

Tempo de ação do Bravecto

O Bravecto começa a agir, ou seja, matar pulgas 2 horas após a sua administração e a eficácia máxima é alcançada dentro de 8 horas, para pulgas, e 12 horas para carrapatos durante 12 semanas.

É importante ressaltar que o Bravecto pode ser utilizado juntamente com coleiras antiparasitárias, como a Scalibor, por exemplo. Além disso, ele pode ser utilizado em cães reprodutores, cadelas prenhas e lactantes.

Por fim, este medicamente também é seguro para cães da raça Collie, que geralmente se intoxicam com outros medicamentos antiparasitários.

Afinal, quanto tempo dura o Bravecto?

Como foi dito, a duração da ação do Bravecto é de 12 semanas. Inclusive, é o antipulgas e carrapatos que tem maior tempo de ação. Inclusive, o fabricante garante que não há risco de redução da eficácia durante este tempo.

No entanto, é preciso administrar o comprimido de acordo com o peso do animal para não correr risco de intoxicação ou redução dos efeitos. Além do mais, é preciso respeitar o tempo de ação. Se é de 12 semanas, significa que você não deve esperar mais do que esse tempo para administrar novamente o medicamento.

No entanto, se você acredita que mesmo obedecendo o peso o medicamento está causando reações desagradáveis ao cão, consulte a opinião de um veterinário e até que ele dê uma orientação, suspenda a administração do antipulgas.

Onde comprar o Bravecto?

O Bravecto pode ser adquirido em qualquer Pet Shop ou loja agropecuária, seja ela física ou online. No entanto, indicamos a Amazon por oferecer preços diferenciados e entrega rápida e segura.

Atualmente, a Amazon é um dos sites mais confiáveis da internet. Além de oferecer bons preços, você conta com uma vasta variedade, além de kits de comprimidos, como o que podemos ver a seguir:

Clique em “Ver Preços” para pesquisar o Bravecto de acordo com o peso do seu cão.

E então, ficou com alguma dúvida sobre quanto tempo dura o Bravecto? Deixa um comentário abaixo!

Para saber mais sobre este medicamento, recomendamos a leitura do artigo:

E também do artigo: