Tudo sobre raça Yorkshire

Informações Gerais

Carinhosamente referido pelos criadores de cães como o Yorkie, o Yorkshire Terrier é uma raça de cães em miniatura desenvolvida na Inglaterra em meados do século XIX. 

 

Embora pequena em estatura, a grande personalidade do Yorkie traz amor por aventura, atividade e carinho a toda família humana que tem a sorte de ter uma em sua vida.

 

A expectativa mínima de vida deles é de 12 anos e a máxima de 16 anos. No geral, eles têm altura mínima de 20cm e máxima de 22 cm. Quanto ao peso, podem pesar de 2kg a 4 kg.

 

Pelo tamanho e temperamento, os Yorkies também são raças ideais para criar em apartamento

Condição Física

O Yorkshire Terrier tem uma carruagem confiante, um corpo compacto e uma expressão nítida e inteligente. 

 

A marca registrada do cachorro Yorkie é a cor da pelagem: um tom claro de bronzeado com um tom azul escuro de aço. 

 

Essa pelagem, fina, sedosa, longa, brilhante e reta, pode ser cortada em vários estilos, mas geralmente é cortada no comprimento do chão para competições de cães, proporcionando uma aparência mais limpa e elegante e facilitando seu movimento.

Personalidade

Embora o cão Yorkie possa ser pequeno, é ousado, curioso e está sempre pronto para uma aventura. Yorkies são conhecidos por serem teimosos e podem ser assertivos em relação a pequenos animais ou cães desconhecidos, um reflexo de sua herança terrier. 

 

E embora o Yorkie tenha uma tendência a latir excessivamente, tornando-o um excelente cão de guarda, ele pode ser treinado para permanecer quieto também.

Características

ADAPTABILIDADE
TENDÊNCIA PARA LATIR
BOM PARA APARTAMENTO
NÍVEL DE AFEIÇÃO
EXERCÍCIOS
INTELIGÊNCIA
FÁCIL TREINAR
CRIANÇAS
AMIGÁVEL COM GATOS
QUEDA DE PELO
GOSTA DE BRINCAR
TOSA
TOLERA FRIO
TOLERA CALOR
CÃO DE GUARDA
AMIGÁVEL COM GATOS
ESPAÇOSO
PROBLEMAS DE SAÚDE
AMIGÁVEL COM CÃES
TERRITORIALISTA
REQUER ATENÇÃO

História do Yorkshire

ANCESTRAIS

Há relatos que os Terries utilizado no Reino Unido cruzaram com cães Skye Terrier e Maltês até chegarem ao Yorkie de hoje. Em 1865, um cão chamado Huddersfield Ben foi considerado o fundador do Yorkshire Terrier.

ORIGEM

Surgiu no Reino Unido (século 19) e era cahamdo de o “novo” Yorkshire. Era utilizado por operários escoceses para realizar caças realizavam caças. Também era conhecido como Clydesdale, às margens do rio Clyde.

APELIDOS

Além do seu próprio nome, o Yorkishire também é reconhecido, em todo mundo, como York, Yorkie e Terrier de Yorkshire. No Brasil, a raça se popularizou na década de 90. Atualmente é chamado de York e Yorkie.

Originário da região de Yorkshire, na Inglaterra, o Yorkshire Terrier não se assemelha a um caçador de ratos ou a um cão que trabalha, mas é uma combinação de ambos. 

 

Acreditava-se que o Yorkie não foi produzido acidentalmente, mas passou a ser através do cruzamento intencional de uma ampla gama de terriers, incluindo o Clydesdale Waterside, Paisley, Skye, Dandie Dinmont e Black and Tan English Terriers com revestimento áspero. 

 

Entre seus progenitores mais importantes, o Waterside Terrier era um pequeno cão azul-acinzentado, com cabelos compridos. Foi trazido para Yorkshire por tecelões que migraram da Escócia para a Inglaterra em meados do século XIX.

Cuidados e bem-estar

O Yorkie adora se exercitar, muitas vezes tocando em ambientes fechados sem muito incentivo. No entanto, ele deve ser levado regularmente para fora para caminhadas curtas conduzidas por trelas. 

 

O pelo comprido do cão exige escovação ou penteado a cada dois dias para evitar que os emaranhados do lixo fiquem presos no pêlo. O Yorkshire Terrier é principalmente um cão de interior – não é uma raça que deva viver ao ar livre.

 

 

A raça Yorkie, com uma vida útil de aproximadamente 14 a 16 anos, é propensa a pequenos problemas de saúde, como a luxação patelar. 

 

Ocasionalmente, colapso traqueal, derivação portacaval, atrofia progressiva da retina (PRA), doença de Legg-Perthes são observados nesta raça. Para identificar alguns desses problemas, um veterinário pode executar testes nos olhos e joelhos, além de uma ultrassonografia do fígado.

Curiosidades do Yorkshire

-> O Huddersfield Ben é conhecido como “o pai dos Yorkies”, pode ter sido reconhecido como o primeiro Yorkshire Terrier.

 

-> O presidente Norte Americano Nixon tinha uma cadela Yorkshire chamada Pasha. Ela foi a primeira cadela da Casa Branca e a família era apaixonada por ela.

 

-> Os Yorkshires Terries entraram na moda no final de era Vitoriana. A partir dessa época, estão sempre na lista dos cães mais queridos e procurados em todo o mundo.

 

-> O conceito de “cão de terapia” foi utilizado pela primeira vez durante a II Guerra Mundial, quando um soldado norte americano encontrou Smokey, uma cadela Yorkshire que acompanhou seu dono durante a guerra. Ela carregava até mesmo paraquedas feito especialmente para era.

 

->No dia 14 de setembro de 2013 tentaram organizar o maior encontro de Yorkhires em Nova Iorque. A intenção era criar o “dia dos Yorkies”.

Compartilhe esta postagem:
0Shares